História da Arte
O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
A arte contemporânea caracteriza, principalmente, pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
2) Política do período Gótico:
3) Comportamento da Sociedade do período:
A sociedade não aceitava o estilo gótico, sendo considerados “sombrios” por causa de suas influências teatrais - o contraste do preto contra uma pele pálida, um efeito dramático e muitas vezes melancólico. Além das influências teatrais, há também as musicais e literárias - que 'prevalecem' o lado sombrio.
4) Moda Gótica Contemporânea:
As góticas usam roupas pretas, sempre, algumas vermelhas, porém sempre muito escuro. Costumam usar saias, corpetes, vestidos, além de acessórios como pulseiras, colares, com cruzes e caveiras. Usam também luvas, botas e cintos metálicos.
A maquiagem, as góticas usam base num tom mais claro que a pela para dar um ar mais branco. Os olhos sempre são muito carregados com lápis e sombra preta e os lábios devem ser pintados de preto.
1) Um pintor e sua vida, bem como suas obras de arte e influência na atualidade:
Rrr
2) Explicar antropocentrismo e teocentrismo e justificar qual o modelo adotado na época do renascimento:
Basicamente, o Teocentrismo é quando Deus está no centro do universo e o Antropocentrismo é quando o homem está no centro do universo. O modelo adotado na época do renascimento foi o Antropocentrismo, pois achavam que o homem é a medida de todas as coisas. O entendimento do mundo passava a ser feito a partir da importância do ser humano, o trabalho, as guerras, as