História da arte - releitura da obra ' retrato de madame matisse'.
( Imagem da obra original)
Descrição da obra
Neste quadro, Matisse deu um passo decisivo em sua técnica de representar vivências e sensações por meio da força cromática e dos contrastes. Como resultado de intensa investigação sobre o comportamento da luz na definição da cor, o artista alcançou o limite cromático com o emprego do vermelho e de tonalidades alaranjadas. Ao mesmo tempo, confrontou-os com o verde, sua cor complementar, que ocupa a parte central do rosto e, em tom mais sóbrio e austero, o fundo que corresponde à parte direita da face.
Intensas e saturadas, as cores distribuem-se em áreas planas, especialmente nos fundos. No rosto da mulher, as cores estão empregadas com pinceladas soltas, conforme um ritmo que garante sentido à imagem e coerência na distribuição dos planos no espaço.
É preciso destacar que, embora a modelo da obra tenha sido sua esposa, não foi á intenção de Matisse refletir o rosto dela, mas reproduzi-lo tal como ele o via.
Era como um exercício para emanar sua vivência interior.
Nota-se que o olhar da mulher desvia ligeiramente para sua direita, evitando cruzar com os olhos do espectador. Somado ao contraste cromático entre as duas metades do rosto, o olhar resulta em uma evidente tensão. Tudo parece ser o resultado de um gesto emocional que acumula tons puros até extravasar a realidade imediata e aparente.
A destruição dessa realidade por meio da cor significou, para os critérios conservadores vigentes na época,o início das “agressões” pictóricas que marcam a arte de vanguarda do século XX. No entanto, a intenção de Matisse não era “destruir a realidade”, mas reconstruí-la a partir de uma nova visão.
Releitura da obra ' Retrato de madame Matisse'.
( Imagem da obra feita por você )
Descrição da Obra
Neste quadro, foi feito uma releitura da obra do ' Retrato da madame Matisse' do período do movimento fouvista. Essa releitura foi feita com