Estudo do Meio na Disciplina de ESpaço, Natureza e Sociedade
Introdução
D
e acordo com os estudos mostrados por diversos autores, para análise e formação de conceito, sem dúvida é visível a importância do Estudo do Meio. A elaboração, o desenvolvimento de todo o processo tem como finalidade não só de quebrar barreiras do habitual, mas também mostrar uma forma mais dinâmica no processo de aprendizagem e ensino, o que traz aos autores envolvidos nesse padrão de busca pelo conhecimento, uma interatividade completa, possibilitando aos mesmos uma visão muito mais ampla do estudo desenvolvido. É importante ressaltar que o Estudo do Meio, deve se fazer presente com a finalidade de complementar o método de Estudo Tradicional e não substituí-lo, buscando uma conexão do que é estudado na sala de aula e o que é visto na prática, ou seja, no dia a dia.
É importante considerar que esta prática pedagógica encontra plena expressão no interior de uma teoria curricular aberta na qual o trabalho educativo das escolas não seja regulado, externamente, por um sistema de avaliação homogeinizadora e homogeinizante.
Distanciando-se, desta forma, de uma concepção de educação tecnicista, baseada na racionalidade técnica, onde os “produtos do ensino” são definidos a priori, ou seja, exteriormente aos interesses de seus beneficiários, esse método de ensino preconiza e corrobora a construção de um projeto educativo que pressupõe autonomia relativa dos professores e, de maneira geral, das escolas no processo de construção de seu currículo.
Propicia também, ao integrar os professores em uma dinâmica de valorização intelectual de seu trabalho, o desenvolvimento de uma nova profissionalidade docente, na qual, são eles próprios, parte importante no complexo processo de concepção e implementação dos currículos escolares.
Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática