História da Arte Moderna
HISTÓRIA DA ARTE MODERNA NA EUROPA
Anna Carollina Fernandes e Silva
Imperatriz -MA
2014
Centro Educacional Balão Mágico – CEBAMA
HISTÓRIA DA ARTE MODERNA NA EUROPA
Anna Carollina Fernandes e Silva
Trabalho apresentado na disciplina de Arte para a obtenção de nota.
Imperatriz -MA
2014
SÉCULO XX: PRIMEIRA METADE
O Século XX se inicia ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Na sociedade se acentua as diferenças entre os mais ricos e os mais pobres.
O Capitalismo se organiza e surgem os primeiros movimentos sindicais, que passam a interferir nas sociedades industrializadas.
Nas primeiras décadas do século XX ocorrem também profundas conturbações políticas: a primeira grane guerra mundial, a Revolução Russa, o surgimento do Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha. Não demorou muito para que a situação política criada na Itália e na Alemanha levasse os países europeus e americanos a se envolverem em um novo conflito mundial. Com a Segunda grande Guerra Mundial, intensificaram-se pesquisas sobre energia nuclear e posteriormente sua ampliação para fins bélicos, trazendo como conseqüência uma ameaça à sobrevivência da humanidade.
É nesse contexto complexo e angustiante que se desenvolve a arte da primeira metade do século XX.
EXPRESSIONISMO
Movimento artístico que teve origem na Alemanha entre 1904 e 1905. Foi uma retratação ao Impressionismo, já que esse movimento se preocupou apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos e com a problemática da sociedade moderna ao contrário, o Expressionismo procurou expressar emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizavam psicologicamente o homem do início do século XX.
Os expressionistas são deformadores da realidade, pois desejam manifestar seu pessimismo em relação ao mundo. Assim, realizam uma