História - caso 01
Oribela carregava com si muitos sonhos, medos e angústias, além disso, era extremamente religiosa e espiritualista. Casa-se contra sua vontade com Francisco Alvarenga, com quer mantém uma relação de atritos, pois este força Oribela a ter relações sexuais, chegando até mesmo a espancá-la brutamente devido a ela ter escolhido um presente muito caro.
Durante a trama, Oribela foge por várias vezes, mas em nenhuma dessas fugas obtém sucesso. Em uma dessas fugas, Oribela vai para a vila de Ximenes Dais, conhecido de seu esposo Francisco. Ximenes a esconde por algum tempo, e esses acabam se relacionando, quando resolvem fugir juntos, Francisco os encontra no meio da fuga e mata Ximenes.
Assim, Oribela retorna para Francisco, a trama encerra-se com ela tendo em seus braços uma filha, que Francisco acredita ser sua.
O filme é narrado em português arcaico, sendo citadas palavras em latim, italiano, palavras de origem indígena e de origem espanholas, tais palavras representam linguagens próximas à língua portuguesa. Dessa forma o filme vem afirmar que o Brasil é em país com diversidades de línguas, e que tais diversidades existem desde o descobrimento do Brasil.
Além da questão da diversidade, traz à tona o conflito linguístico, apontando a proximidade do português com o espanhol.
A questão de uma língua em formação e a influência que esta sofre é de grande relevância, portanto o filme é de grande contribuição para o estudo da evolução e história da língua portuguesa.