História Antiga - Gênesis
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Francisco de Sousa Silva Júnior
História Antiga – Gênesis
Cajazeiras
2014
Introdução
Venho por esse artigo argumentar, refletir algumas passagens de Gênesis relatado na Bíblia, em que na maioria foram historias que nasceram no meio do povo, eram contos familiares, de tribos que procuravam transmitir oralmente de geração em geração, ensinamentos e fatos. Pontos históricos importantes, questionando os atos ocorridos pelos personagens, e por suas éticas religiosas e tradições.
1º Questionamento
1) No Primeiro Ponto, como podemos classificar as três praticas éticas? Uma
praticada por Abraão, a segunda por sua esposa e a terceira pelo Faraó.
Posso ainda acrescentar mais interrogações sobre as praticas éticas alem das já citadas a cima. Teria Deus aprovado a mentira de Abraão? Castigando o Faraó, Deus não estaria sendo injusto?
Dando uma recapitulada ao que diz o 1º questionamento. Abraão ao descer para o
Egito com Sarai a quem Deus depois deu o nome de Sara, estavam atrás de terras férteis, pois o povo que os seguiam estavam com fome e com sede, e o rio Nilo que se localizava nas terras egípcias era uma terra favorável para semear, plantar, e se manter, também boa para a criação das ovelhas. Mas ao chegar ao Egito Abraão soube que o Faraó tinha o costume de pegar as belas mulheres para si, matando o marido.
Para tal fato não ocorrer Abraão o pai da fé, tomou uma decisão um tanto constrangedora. Pois a bíblia também relata os seus desvios de conduta e sua falta de fé, não escondendo que Abraão mentiu ao dizer ser irmão de Sara que no caso era a sua mulher. Com isso o faraó o deu a terra, dinheiro e muitos outros benefícios que eram precisos.
Mas se era pra ser seguido o que o próprio pregava, deveria ter confiado na providencia divina a respeito de qualquer situação adversa, importuna. O que não ocorrei dando falso