Aspectos biológicos do Tayassutajacu
Introdução
Diante do interesse ecológico,e a busca pela conservação da espécie de(Tayassutajacu),se faz necessário abordar aspectos referentes à biologia comportamental, fisiologia e morfologia,fornecendo conhecimentos que permitam entender a forma como interagem determinados gruposde catetos que vivem em ambiente natural ou em cativeiro.
De acordo com Fowler(1986),caracteristicamente os animais da família Tayassuidaepossuem corpo comprido em forma de barril, cabeça triangular e pescoço curto e compacto.Os olhos são pequenos e a visão é pobre,porém possuem um olfato muito desenvolvido e o nariz achatado é utilizado na procura de raízes. O comprimento de um cateto adulto varia de 0,70 a 1,0 metro,a altura de 0,30 a 0,45 metros e peso de 12 a 35 quilos(SOWLS,1997). A pelagem normalmente é fortemente colorida de um cinza escuro,com uma faixadorsal mais escura ,caracteristicamente possuem uma faixa de pêlos claros ao redor da base do pescoço que lhes confere o nome popular de cateto de colar (SOWLS,1984).
O trabalho teve por objetivo estudar e analisar o comportamento de grupos de catetos,visando contribuir para o conhecimento comportamental próprio deste animal,como fornecer bases de comparação destes mamíferos silvestres.
Classificação Taxonômica
• Filo: Chordata
• Classe:Mammalia
• Ordem: Artiodactyla
• Família: Tayassuidae
• Gênero: Tayassu
• Nome binomial (Espécie): Tayassutajacu (Linnaeus,1758)
• Nome popular : Cateto,caititu (Português), pecari de collar,saíno (Espanhol) , collaredepeccary (Inglês),pécari a collier(Francês).
O Tayassutajacu conhecido como cateto,caititu e “porco do mato”,é um mamífero da família Tayassuidaepertencente à ordem Artiodactylaque se divide em dois gêneros: e três espécies: o cateto(TayassutajacuLinnaeus,1758), o queixada (Tayassupeccari Link,1795) e o taguá (CatagonusWagner Rusconi,1930), (SOWLS,1984).
Distribuição