Historico do serviço social na america latina
Vimos o surgimento das escolas católicas e a participação da igreja numa política social, a igreja católica revigorou a sua ação para responder aos efeitos de um crescente perda hegemonia.
No inicio dos anos vintes surgiu o centro Dom vital emergiu toda estratégia de ação, as instituições resultaram de uma compreensão de inadequação da igreja em face da realidade.
A igreja- foi estimulada sem duvidas e alcançada pelas lutas operarias em 1917 a 1920, pelo protesto numa situação de queda de expansão industrial em reação aos anos da guerra. Em 1917 uma greve geral e alcançou a cidade de São Paulo e outros áreas interior. A capital do país foi sacudida pelo movimento que lutava pela jornada de 8 horas e aumento salarial. O sindicalismo anarquista combatia frontalmente o estado opressor e nutria a esperança de abate por meio de uma greve geral revolucionaria.
Algum tempo depois voltaram os movimentos grevistas se manifestarão em muitas cidades brasileiras, Rio de Janeiro, porto alegre, salvador e muitas outras cidades, todos em uma cruel repressão. Nos anos de 1922 foi fundado o partido comunista Brasileiro e assim formaram as primeiras leis trabalhistas, a criação da caixa de aposentadoria e pensão dos ferroviários e regulamentação dos feriados.
No ano de 1930 produziu a chamada revolução de 30 foi assim que o movimento católico encontrou o novo espaço para a sua intervenção, ao estimulo do desenvolvimento industrial propiciado a substituição de importações e instaurando uma política protecionista que beneficiou a industria nacional mas tarde favorecida ainda pela crise mundial.
No governo de Vagas as vantagens obtidas pela igreja resultaram de uma complexa interação com o governo de Vagas reconhecia nela aliado apreciado a ser atraído em função de sua influencia e autoridade a hierarquia deu provas de sua disposição de luta.
Por tanto a igreja, os resultados foram visíveis alcançou conquistas