Evolução da contabilidade
Unidade Iguatemi
João Rafael Mafia Diório, – RA 433746-2
“Evolução da Contabilidade”
Trabalho apresentado à disciplina Projeto Integrado IV, do curso de Ciências Contábeis/FMU, sob orientação do Professor Sergio L Conti.
São Paulo
2011
Resumo
Detalha a evolução da ciência humana chamada Contabilidade. Seus primeiros registros encontrados e os descobrimentos no decorrer dos tempos. Sumário
Introdução 5
História da Contabilidade 6
Período Antigo 8
Na Bíblia 10
Período Medieval 11
Período Moderno 12
Frei Luca Pacioli 13
Período Científico 14
Escola Norte-Americana 16
No Brasil 17
Conclusão 18
Bibliografias 19 Introdução
Neste trabalho será estudado a história da contabilidade desde seus primeiros registros passando por todos os períodos (Mundo Antigo, Mundo Medieval, Mundo Moderno e Mundo Científico). Sua importância e sua evolução.
Da necessidade humana que exigiu sua criação, tornando a assim uma Ciência Humana e não Exata como muitos acreditam que ela seja.
História da Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da