Historico do computador
A história do computador
O uso de métodos de computação não é tão novo quanto se pensa. Tais métodos de computar, isto é de fazer contas (cálculos) remonta dos primórdios da história. Na verdade, hoje em dia, as operações que podem ser realizadas por um computador vão bem além das contas "triviais" que marcaram o seu início, e que motivaram a sua construção. Como forma de simplificar os eventos e melhor entender os fatos, podemos dividir a historia do computador em 4 gerações, ou seja: 1ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Mecânicos 2ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Eletromecânicos 3ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Semicondutores 4ª. Geração ou Geração dos Dispositivos Circuitos Integrados (Chips)
Geração dos Dispositivos Mecânicos (500 a.C. – 1880)
É constituída basicamente por máquinas rudimentares que auxiliavam o homem na tarefa de fazer cálculos. 500a.C. O primeiro artefato que se tem notícia foi o ábaco concebido pelos babilônicos no século 5 a.C.
1614 Scotsman John Napier (1550-1617) publicou um texto sobre o descobrimento do logaritimo. Napier também inventou o systema de rods ( referido como os Rods de Napier ou os ossos de Napier). Isto fez com que fosse possível multiplicar, dividir, calcular a raiz quadrada e cubica girando-se os rods, e colocando-os em placas especiais. 1642 Francês matemático, Blaise Pascal construiu a máquina que somava ( a "Pascaline") Apesar de bem inferior ao "Relógio Calculador" do Schickard (veja 1623), a máquina do Pascal se tornou mais famosa. Ele vendeu dúzias de exemplares da máquina em varias formas, conseguindo executar até 8 dígitos. 1672 Depois de muitas tentativas, finalmente é inventada em 1672 a primeira máquina de calcular capaz de desenvolver as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e ainda raiz quadrada. Essa grande conquista foi atribuída ao matemático Gottfried Wilhelm Von Leibnitz que