Historico Computador
Embora o conhecimento histórico da evolução dos computadores não seja essencial para compreender seu funcionamento, é interessante acompanhar historicamente o seu desenvolvimento.
É comum encontrar nas pesquisas sobre o assunto uma divisão histórica da evolução dos computadores segundo o elemento eletrônico de sua organização: válvulas, transistores, circuitos integrados, pastilhas de alta e muito alta integração. No entanto, a ideia do uso de métodos de computação não é tão nova quanto o aparecimento da eletricidade e eletrônica.
EPOCA DOS DISPOSITIVOS MECÂNICOS (500 Aa.C.-1880)
O conceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento data, pelo menos, do século V a.C., com os babilônicos e sua invenção do ábaco. Este dispositivo permitia a contagem de valores, tornando possível aos comerciantes registrar dados numéricos sobre suas colheitas e animais.
Vídeo demonstrativo(Vídeo1): https://www.youtube.com/watch?v=UN6NooC-288
A primeira evolução do ábaco surgiu somente no século XVII (em 1642), quando o filósofo e matemático francês Blaise Pascal construir um contator mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração por meio de rodas e engrenagens dentadas. Este instrumento consistia em seis engrenagens dentadas, com um ponteiro indicando o valor decimal escolhido ou calculado. Cada engrenagem continha 10 dentes que, após efetuarem um giro completo, acarretavam o avanço de um dente de uma segunda engrenagem. Cada conjunto de ponteiro era usado como um registrador para armazenar temporariamente o valor de um número
Vídeo demonstrativo (para entender o funcionamento) (Vídeo2): https://www.youtube.com/watch?v=sz-9APR_ix0
Algum tempo após a invenção de Pascal, outro filósofo e matemático, desta vez o alemão, Gottfried Leibniz, construiu uma calculadora mais completa que a de Pascal, realizando as quatro operações aritméticas. O calculador mecânico de Leibniz era uma duplicata do calculador de Pascal