Relatório de conformação mecânica a frio
Amanda Viana; Sarah Cerruti; Thiago Tigre.
Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira
Engenharia de Materiais – Turma P2 – Disciplina de Processos de Manufatura
1 INTRODUÇÃO
O alumínio é extraído da natureza através de um minério chamado bauxita, que deve possuir no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para viabilizar seu refinamento e produção do metal.
O processo de refinamento deste material consiste na obtenção de alumina a partir da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal, que será filtrada posteriormente, gerando a alumina, que após secagem se encontra em forma de um pó branco.
Figura 1 - Refinamento da bauxita
O processamento do alumínio ocorre em uma cuba, onde a eletricidade circula entre um polo negativo e um positivo, sendo ambos feitos de carbono. Neste processo o anodo reage com o oxigênio da alumina e forma gás carbônico. Este processo irá formar o alumínio líquido, que é retirado da cuba e fundido em lingotesde extrusão, de laminagem ou ligas de fundição.
Figura 2 - Processamento do alumínio
Uma grande vantagem deste material é sua capacidade de reciclagem, que é de 100% de eficiência e exige somente 5% da energia utilizada para a produção do alumínio primário, além de não perder nenhuma de suas propriedades naturais neste processo. Em sua forma pura o alumínio possui um peso específico de 2,7 g/cm³ a 20ºC, com ponto de fusão próximo de 660ºC e módulo de elasticidade de 6,336 kgf/mm².
Este metal possui boa condutibilidade térmica e relativamente alta condutibilidade elétrica, que corresponde a aproximadamente 62% da do cobre. É um metal não-magnético e sua estrutura cristalina é cúbica de face centrada. Por ser um metal abundante na natureza e possuir boas propriedades, o alumínio se tornou o segundo metal mais utilizado, atrás apenas do ferro. Além de apresentar um baixo peso específico este metal é muito utilizado em meios de transporte e na indústria mecânica.