Histórico dos computadores
CORNÉLIO PROCÓPIO
2013
Os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de sete mil anos atrás.
1ª geração (1946-1957)
Electronic Numerical Integrator And Calculator (ENIAC)
Primeiro computador digital electrónico dezoito metros de comprimento por dois metros e meio de largura (aproximadamente um terço da área de um campo de futebol) Dezoito mil válvulas Trinta toneladas Capacidade para reter em memória setenta e quatro números de vinte e três algarismos 5000 adições ou 300 multiplicações por segundo.
Em 1948 foi criado o primeiro computador a funcionar com um programa armazenado, de acordo com o modelo de Von Newman.
2ª geração (1957-1964)
Transístores.
Evolução das soluções de equipamento.
Evolução da programação.
Com apenas 1/200 do tamanho de uma das primeiras válvulas e consumindo menos de 1/100 da energia, o transístor viu o seu uso generalizado nos computadores por volta de 1960. A função básica do transístor num computador é o de um interruptor electrónico para executar operações lógicas.
3ª geração (1964-1970)
Circuitos integrados Criação de minicomputadores
Utilização em tempo partilhado
Introdução do conceito de compatibilidade
Programação em assembly
Desenvolvimento de software
Evolução dos diversos componentes
Usa tecnologia SLT foi a primeira produção em micro miniatura automática, de grande volume, de circuitos com semi-condutores. Montados em módulos de cerâmica de ½ polegada quadrada, os circuitos SLT eram mas compactos, mais rápidos e necessitavam de menos energia do que a geração anterior de transístores.
4ª geração (1980-1990)
Microprocessadores
Desenvolvimento dos computadores pessoais
Evolução dos