historico da psicologia da saude
Conceito de psicologia da saúde:
E um campo da psicologia que estuda as influências psicológicas na saúde, os fatores responsáveis pelo adoecimento e as mudanças de comportamento das pessoas no adoecer. E um conjunto de praticas que atuam numa melhor integração da saúde mental com a saúde física e social do paciente. A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença. A atuação do psicólogo da saúde pode ser centrada na promoção da saúde e prevenção de doença, nos serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes e em pesquisa e ensino. A maioria dos profissionais atua em hospitais, clínicas e departamentos acadêmicos de faculdades e universidades. Histórico:
A atuação do psicólogo na área da saúde teve seu marco inicial na década de 1950 e se desenvolveu com mais força na década de 70.
Em 1970 começou com um grupo de trabalho na American Psychological Association (APA).
Em 1978 foi criada a divisão de 38 chamada Health Psychology em resposta a uma crescente área de praticas e pesquisas.
Nos anos 80 e 90 do século xx a psicologia da saúde consolida o seu espaço com importantes periódicos internacionais com o journal Health psychology e o Britsh journal Health psychology.
Em 1984 ocorreu o primeiro encontro de profissionais da área da saúde em Cuba ,reuniu cerca de 1000 psicólogos interresado
Segundo a APA (2005), a psicologia na saúde utiliza, cada vez mais, conhecimentos básicos da ciência psicológica e suas extensões no campo da saúde, avaliando o impacto do comportamento na saúde e vice-versa.
O objetivo da psicologia da saúde e a manutenção da saúde e a prevenção da doença ela pode contribuir para a redução de internação hospitalar, diminuição da utilização de medicamentos e a utilização mais adequada dos serviços