134714280582

523 palavras 3 páginas
AULA PRÁTICA 3 – Algas vermelhas

Objetivos: Estudar a organização vegetativa e reprodutiva de algas vermelhas coletadas no ecossistema de costão rochoso do litoral paulista.

Os materiais preservados em formol foram lavados em água corrente e estão disponíveis em bandejas na bancada. Faça esquemas com legenda. A observação de todos os materiais deve sempre partir de seu aspecto macroscópico, para o microscópico.
Instruções sobre os procedimentos de aula prática como a montagem de lâminas e a forma correta de descrever e esquematizar os materiais constam do roteiro já distribuído.

1) Porphyra sp. (Gr. - porphyra: púrpura)
A fase foliácea ocorre em costões do médio-litoral superior. É encontrada apenas nos meses de dias curtos (outono-inverno). São utilizadas na preparação do “nori”.
a. Observe a estrutura macroscópica do talo. Veja se na porção marginal superior ocorrem células relacionadas a estruturas de reprodução (a parte fértil apresenta coloração distinta das células vegetativas internas). Prepare uma lâmina dessa porção usando uma gota de água. Cubra a amostra com uma lamínula.
b. Observe ao microscópio a organização vegetativa do talo. Qual é o tipo de crescimento dessa alga? O talo é composto por quantas camadas de células?
c. Quais estruturas são visíveis na microscopia ótica de uma célula vegetativa? Quantos cloroplastos ocorrem por célula?
d. Localize, se houverem, espermatângios e carposporângios (caso contrário, observe na tela da sala de aula). Como é possível distinguir essas estruturas e quais diferenças apresentam em relação às células vegetativas?
e. Como é o histórico de vida dessa alga? Represente por meio de um esquema.

2) Centroceras sp. (Gr. - centrum: centro; ceros: chifre)
Alga filamentosa, comum nos costões do médio-litoral, formando densos tufos.
a. Observe um exemplar ao microscópio estereoscópico. Como é a ramificação do talo (dística ou dicotômica ou alterna dística)?
b. Selecione uma porção apical e prepare

Relacionados