Historia
O Iluminismo, o Renascimento, a descoberta do continente e outras grandes mudanças no mundo estão contidas no contexto da Idade Moderna.Este período correu que a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas. Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período. A Idade Moderna se configurou por fazer grandes mudanças no modo como as pessoas viam a igreja e como os estados passaram a respeitar, ou não, a autoridade papal.
essa mundança ocorreu por acontecimento da reforma religiosa. Reforma essa que foi um movimento contra igreja: questionava a santidade papal, não apoiava o uso das indulgências pregadas pela igreja e outros princípios que, até então, não eram questionados. A reforma fez grande sucesso na Europa por ser uma forma de muitos governos, muitas vezes, demosntram descontentamentoem relação aos interesses religiosos.
Do ponto de vista ideológico cultural, a Modernidade operou uma dupla transformação: primeiro, de laicização, emancipando a mentalidade – sobretudo das classes altas da sociedade – da visão religiosa do mundo e da vida humana e ligando o homem à história e ao direito do seu processo (a liberdade, o progresso); segundo, de racionalização, produzindo uma revolução profunda nos saberes que se legitimaram e se organizaram por meio de um livre uso da razão, a qual segue apenas seus vínculos internos (sejam eles lógicos ou científicos, isto é, analíticos ou experimentais), opondo-se a toda forma de preconceito.
Tudo isso implicou e produziu também uma revolução na educação e na pedagogia. A formação do homem seguiu novos itinerários sociais, orientou-se segundo novos valores, estabeleceu novos modelos. A reflexão sobre esses processos de formação viveu a transformação no sentido laico e racional que interessava à ideologia e à cultura, isto é, a visão do mundo e a organização dos