Historia
O Outplacement tem a sua origem nos EUA na década de 60, visava ajudar ciêntistas e engenheiros demitidos devido a recessão que aconteceu nos setores aeroespacial e eletro-eletronico, mas a sua maior projeção empresarial se deu a partir de 1975. Trata-se de uma ferramenta usada na Gestão de RH, onde há uma grande importancia voltada a recolocação do funcionario ao mercado de trabalho de forma organizada e disciplinada, onde ajudara o funcionario demitido a obter uma nova ocupação no menor espaço de tempo possível, promovendo assim uma transição com o minimo de trauma e estresse. Gutemberg (1993) Tipos de Outplacement
Nas organizações onde tem esse recurso, os executivos que serão demitidos tem todo uma preparação antes da demissão, dessa preparação, o profissional e custeado pela organização que o demite onde é acompanhado por um especialista desde o momento pós-comunicação de sua demissão até a concretização de seus objetivos profissionais.
Essa tecnica de recoloção pode ser praticadas para vários objetivos:
Recolocação para executivos – Esse serviço é patrocinado pela empresa que recindi o contrato com o executivo indempendentimente da sua performace.
Recolocação espontânea – São aplicados aos Executivos que por vontade própria buscam uma consultoria para conduzir seu processo de recolocação,
Recolocação conduzida na empresa – esse processo acontece quando a empresa quer recolocar o funcionario nas próprias instalações da empresa, e assim sera mitorado os processos de recolocação para determinada area da empresa.
Outplacement para grupos – aplicado quando a empresa via fazer cortes de funcionarios para redução de custos da orçanização, tambem é utilizado para não executivos.
Outplacement - Tambem é usado para executivos que estão no final da carreira prestes a aposentar. Temer e Blumen (2000, p. 194)
Beneficios do Outplacement
Garcia ( 1998,p.11), cita os principais beneficos para a empresa que usa essa ferramenta de