HISTORIA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
4CAM2
HISTÓRIA – PROF° ADRIAN
ALUNAS: Ana Paula n° 03 Sarah Bruno n° 27 Tamiris da Silva n° 29 Theyny Maria n° 31
CURITIBA – PR
INTRODUÇÃO
No Brasil, o século XIX foi marcado por grandes transformações que foram fundamentais nos campos políticos, sociais e econômicos, que consequentemente mudou a visão da sociedade em relação a nova realidade que estavam vivendo.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, que atua até os dias atuais, a República. Foi nesse período também que foi conquistada a Independência do país, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se.
Este processo ocorreu de forma lenta e desigual, enquanto alguns apreciavam banquetes em seus palácios, outros ainda eram escravizados, ou sofriam com as condições precárias de trabalho em que eram submetidos. Esse problema também ocasionou as primeiras greves do país.
A busca da independência provocou conflitos, porém trouxe grandes mudanças para a sociedade brasileira da época. Essas transformações serão colocadas em pauta na dissertação a seguir, para melhor compreender os processos que levaram o Brasil a ser o que é nos dias de hoje.
O BRASIL NO SECULO XIX
O século XIX é um momento de grandes e inesquecíveis transformações para a população do Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro é estabelecida a capital política e econômica de todo o Império Português. É também no século XIX que o Brasil adota seu atual sistema de governo, a República.
No começo do século, XIX a população brasileira tinha cerca de três milhões de habitantes. Salvador, a cidade mais populosa, tinha cerca de 70 mil habitantes. O Rio de Janeiro tinha cerca de 50 mil habitantes. Ouro Preto, que alcançara 30 mil em meados do século, com a decadência