historia
" Conhece-te a ti mesmo", a famosa inscrição no pórtico do templo de Apolo, em Delfos, que apontava aos homens sua situação peculiar - nem deus, nem animal-, faz parte da representação social da categoria de psicólogos sobre si mesmos. Contudo, individualista e intimista, o psicólogo não apreendeu o aforismo em seu sentido filosófico de ressaltar a importância da medida, da contenção, da evitação à hybris, ao exagero, ao orgulho, mas no sentido mais pregnante de conhecer sua interioridade para, só então, poder exercer seu trabalho de "cuidado do outro".
Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil
Procede ao estudo e análise dos processos intrapessoais e das relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações. Aplica conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Contribui para a produção do conhecimento científico da psicologia através da observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicosociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico; promove a saúde mental na prevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial;