historia
BIOQUÍMICA
DALTONISMO
1. Bioquímica
Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. De maneira geral, ela consiste do estudo da estrutura molecular e função metabólica de componentes celulares e virais, como proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos entre outros.
O profissional graduado em bioquímica pode trabalhar em diversas áreas que manipulam materiais químicos e biológicos, principalmente aquelas ligadas à biotecnologia, como a produção de enzimas e o desenvolvimento de biocombustíveis.
O conhecimento bioquímico é muito importante para as indústrias: farmacêutica, agrícola, alimentícia e a tecnológica.
O nosso organismo para um funcionamento normal depende de um complexo equilíbrio entre diversas funções. Qualquer situação ou agente que rompa esse equilíbrio irá desencadear uma gama de reações, no qual o organismo irá tentar restabelecer esse equilíbrio. Todas essas reações estarão envolvidas num processo altamente delicado onde a bioquímica se faz presente e na maioria das vezes respondendo por todo o processo.
2. Bioquímica na medicina (Biomedicina)
A base da bioquímica é esclarecer as transformações que se passam os compostos dentro da célula viva.
É uma ciência que atua no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco epidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
3. Daltônicos
O Daltonismo é uma deficiência na visão que dificulta a percepção de uma ou de todas as cores.
O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular (Humor vítreo, retina, esclera, coroide, mácula, nervo óptico, conjuntiva, íris,