Historia
As Vanguardas
As vanguardas são movimentos inovadores que rompem com as regras existentes, principalmente com as regras académicas estando à frente do seu tempo e fazendo propostas revolucionárias. As vanguardas modernistas vão desenvolver-se no princípio do séc.xx integradas no movimento modernista e dão origem a vairas correntes artísticas como na pintura, na escultura e na arquitetura. Estas vanguardas modernistas também vão ter lugar na música, na dança.
Correntes Modernistas (pintura) * Fauvismo * Cubismo * Futurismo * Abstracionismo * Surrealismo * Expressionismo * Dadaísmo
O Funcionalismo (pintura) * Bauhau – Artes decorativas/Arquitetura * Fauvismo – Pintura
O termo vem da pintura “fauvé” que se traduz por fera.
Carateriza-se pela utilização de cores puras, vivas, fortes, agressivas.
Cubismo * Movimento que se reflete na pintura, escultura e arquitetura; * Iniciando por Picasso em 1906/1907 como o quadro “Les Demoiselles” d’Auignon; * Objetos e pessoas são representados a partir de diferentes ângulos de vida e aparecem decompostos em figuras geométricas; * Pretende refletir o caos da vida moderna.
Artistas
* Pablo Picasso * George Boque * Fernando Léger
Futurismo
Movimento que procura refletir a sensação de velocidade, o movimento, a força, a energia, a máquina, o dinamismo, a luz e o ruído através da decomposição das imagens simultâneas de um mesmo objeto, diferentemente posicionado. Principais representantes deste movimento: * Bocclone; * Bella; * Maral Duchamp.
Abstracionismo * Surgiu na segunda década do seculo xx´ * Corrente não figurativa que se expressa através de composições geométricas, de linhas e de contrastes de cores; * Sugerem emoções, estados de espírito * Principais representantes desta corrente:
Vasily, Kandinsky, Frautisek, Kupke, Piet Mondrian e Robert Delauray.
Surrealismo
Movimento