historia
Aula 05 – A Educação na Idade Média
Muito já debatemos sobre a história e as formas de transmissão dos saberes entre os povos da antiguidade. Nessa aula, vamos conhecer um pouco do mundo feudal e compreender como se organizou a educação ao longo desse período histórico.
Esse conhecimento é fundamental para que se possa romper com a tradicional imagem que caracterizava a Idade Média como a era das trevas, da escuridão, quando nada se criou ou se desenvolveu.
A periodização
A Era Medieval se inicia com a decadência do mundo romano e a intensificação do processo de migrações dos povos nômades. Essas invasões contribuíram para o aprofundamento da crise do Império Romano.
Veja no mapa os vários povos (ostrogodos, visigodos, burgúndios vândalos, francos, anglo-saxões e lombardos) que se movimentavam, invadindo o Império Romano.
O feudalismo
O mundo medieval se define pela conjugação de fatores econômicos, sociais e políticos que caracterizam o contexto histórico. A ausência de unidade política caracteriza o feudalismo.
O feudo constituía-se na unidade territorial, onde as relações econômicas e sociais aconteciam. Tinha como centro o castelo, uma fortaleza murada, que geralmente localizava-se em um terreno elevado, de maneira a facilitar a observação de possíveis invasores, e que em caso de ataques protegia a família e os dependentes do senhor feudal.
Havia ainda a área reservada às atividades econômicas.
O pastoreio e a agricultura eram as principais atividades da época, que se caracterizavam pela busca de auto-suficiência do feudo, pois as atividades comerciais eram praticamente inexistentes.
As moedas caíram em desuso e, quando havia excedentes, as trocas eram realizadas com as próprias mercadorias.
Como as cidades tornaram-se perigosas, a partir da ação de bandoleiros e assaltantes, os artesãos também se concentravam no interior do feudo.
Nos feudos viviam a maior parte da população da época: o senhor feudal e sua família