HISTORIA
Namibia
Um dos maiores problemas é a distribuição de renda desigual. A maioria da população (negra) é pobre enquanto a minoria (branca) concentra a maior parte das riquezas. O analfabetismo atinge 12% dos habitantes e a taxa de mortalidade infantil é de 32 óbitos a cada mil nascidos vivos. A Namíbia possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio, ocupando o 105° lugar no ranking mundial.
Africa do Sul
Os principais problemas sociais da África do Sul é o numero muito alto de desemprego, desnutrição de crianças, analfabetismo, epidemia de AIDS e HIV, mortalidade infantil. A África do Sul possui o IDH médio 0,619 (2011), ocupando o 110º lugar do mundo.
AIDS
A doença já ceifou 17 milhões de africanos, um quinto deles crianças. Em alguns países, mais de um terço da população adulta está infectada pelo vírus HIV. Não há uma solução fácil para a tragédia que, porém existe um país não-desenvolvido no mundo que criou um programa-modelo de combate à Aids, e esse país é o Brasil. O programa brasileiro é simples: ele prevê a produção de remédios localmente, sem a paga de royalties para os laboratórios multinacionais que detêm as fórmulas. Com isso, barateiam-se os preços e pode-se distribuir remédios de graça à população. A África do Sul, recordista africana em números absolutos de casos de Aids, com 4,2 milhões de infectados, também começou a produzir os seus próprios remédios, e além disso, compra genéricos de outros países.
África do Sul
Porcentagem da população adulta contaminada - 20%
Total de doentes de Aids - 4,2 milhões
Interessado em montar uma unidade de fabricação de genéricos no país para atender