historia
Christian Jose
A atualidade da classe trabalhadora
Guarapuava 2014 O presente trabalho é uma análise intelectual do vídeo documentário ''SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS '' e o texto ''OS SENTIDOS DO TRABALHO'' de Ricardo Antunes e tem como objetivo entender a classe trabalhadora de hoje em dia tendo em vista que o autor fala que o proletariado é apenas a classe – que – vive – do – trabalho, que são pessoas que vendem suas forças de trabalho e são assalariados que das mais variadas formas trabalham de formas cansativas e estressante em troca de um misera de salario salário. O texto fala sobre o proletariado e suas lutas e transformações das formas de trabalho, o texto fala também sobre as 5 lutas sociais .
''Os trabalhadores de hoje, não são idênticos aos trabalhadores de meados do século passado, tampouco estão em vias de desaparição como, com diferenciados entre eles, defendem autores como Gorz, Offe , Habernas, e mais recentemente, Dominique Média, Jeremy Rifkin, entre outros.(Antunes, Ricardo , p. 195)
O autor coloca desafios para entender o que são as classes trabalhadoras, no primeiro desafio é entender o que é classe trabalhadora no dia de hoje, ele diz que a classe proletariado de hoje tem como núcleo principal o conjunto que Marx chamava de trabalhadores produtivos que são aqueles que participam na produção da mais valia, do lucro do capital, ou seja, eles participam parcialmente da construção das mercadorias, e o restante e produzido por outros ou ate mesmo por maquinas que na maioria das vezes tira do homem um local no mercado de trabalho. Antunes também coloca no texto o que ele chama de trabalhadores improdutivos, que são aqueles que participam do processo direto de valorização do capital e nem da mais valia, ou seja, são aqueles que não têm participação no capital, é exemplos os secretários que são trabalhadores, mas não dão lucro. Antunes coloca Marx para explicar