historia
Não existe “a Filosofia” e sim “Filosofias” que desafiam ao longo do tempo a busca dos sentidos. Podemos assim dizer que a filosofia tem por objetivo a reflexão sobre todas as coisas.
Se a filosofia é uma reflexão radical que se faz a partir dos problemas de nosso existir é inevitável que entre esses problemas esteja o que se refere à educação.
A filosofia busca evitar que a educação se torne dogmática ou se transforme em adestramento por isso é necessário que a formação dos pedagogos não se restrinja apenas no preparo técnico - cientifico, mas também para fundamentos filosóficos de suas atividades.
Cabe a filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de humanidade que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata e atemporal de “criança em si”, de “ser humano em si”. Do mesmo modo, não há como definir objetivos educacionais se não tivermos clareza dos valores que orientam nossa ação.
Embora sejam importantes as conquistas da psicologia, sociologia, historia e outras ciências á filosofia estão reservadas tarefas bastante especificas, que não podem ser desprezadas.
A filosofia é o conjunto de problemas, teorias e argumentos ensinar a filosofia consiste
Vá para a Página 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Anterior | Próximo
Visualizar como página única
Citar Este Trabalho
Sigmund Freud, criador da psicanálise, nasceu no império Austro-Húngaro, hoje conhecido como República Tcheca. Estudou medicina em Viena e, ao se formar em 1882 entrou para o Hospital Geral de Viena, trabalhando ao lado do neurologista Jean Martin Charcot, com quem aprendeu o uso da hipnose.
Não satisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu