Historia
02- O poder era espiritual e apolítico, baseado unicamente na crença de q o faraó era o próprio filho de um deus. Até o faraó acreditava nisso. Vc nao pode colocar valores modernos em sociedades antigas cuja realidade e pensamento eram toralmente diferentes dos nossos. Pra nós pode parecer absurdo, pode soar como enganação e picaretagem do faraó pra tirar vantagem do "povo ignorante", mas pra eles a coisa era perfeitamente normal. Tão normal quanto hj achamos normal ter q votar em alguém pra ser roubado por esse mesmo alguém em quem votamos.
03- ANTIGO IMPÉRIO (3200 a.C. – 2100 a. C.) MÉDIO IMPÉRIO (2100 a.C. – 1580 a.C.) NOVO IMPÉRIO (1580 a.C. – 715 a.C.)
----------------------------------------------------------------------------------------------
04- ANTIGO IMPÉRIO (3200 a.C. – 2100 a. C.)
Durante o Antigo Império foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período ainda as grandes pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.
MÉDIO IMPÉRIO (2100 a.C. – 1580 a.C.)
Durante o Médio Império, os faraós reconquistaram o poder político no Egito. A capital passou a ser Tebas.
Nesse período, conquistas territoriais trouxeram prosperidade econômica. Mas algumas agitações internas voltariam a enfraquecer o império, o que possibilitou, por volta de 1750 a.C., a invasão dos hicsos, povo nômade de origem asiática. Os hicsos permaneceram no Egito cerca de 170 anos.
NOVO IMPÉRIO (1580 a.C. – 715 a.C.)
O período iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais. Em seu final ocorreram agitações internas e outra onda de invasões. Devido ao enfraquecimento do Estado, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos