historia
Por ser um país voltado para a exportação, a Alemanha é mais do que muitos outros países fortemente dependente da economia mundial e está interessada em mercados abertos. Seus principais parceiros comerciais são a França, a Holanda, os EUA e a Grã-Bretanha. Em 2009, foram exportados para a França mercadorias e serviços no valor de 82 bilhões de euros, de 54 bilhões para os EUA e a Holanda e de 53 bilhões para a Grã-Bretanha.
O modelo bem-sucedido da economia social de mercado
A Alemanha é uma economia social de mercado, ou seja, o Estado garante transações econômicas livres, esforça-se todavia para manter um equilíbrio social. Por causa desta concepção, popularizada no pós-guerra pelo então Ministro da Economia Ludwig Erhard, a Alemanha é um país com alto grau de paz social, o que se reflete em raras lutas trabalhistas. A parceria social dos sindicatos e empregadores é estabelecida pela regulamentação de conflitos institucionalizada no âmbito do direito do trabalho coletivo. A Lei Fundamental concede a autonomia tarifária que garante o direito aos empregadores e aos sindicatos de regulamentar, em responsabilidade própria, as condições de trabalho por meio de contratos coletivos.
As empresas alemãs desfrutam de uma excelente reputação internacionalmente. São identificadas no mundo todo com a conceituada marca de qualidade made in