historia
Podemos dizer que a localização do serviço social situa-se no processo de reprodução das relações sociais, entendida como uma atividade auxiliar e subsidiaria no controle social e da difusão da ideologia entre a classe dominante a classe trabalhadora. O serviço social é com o instrumento de intervenção que é questão social, que é a sustentação da ideológica.
Desenvolvimento
O serviço social surguiu no ano de 1930, no inicio do processo de industrialização no páis.A profissão surgiu de uma emergência relacionada aos poderes dominantes da burguesia industrial, igreja católica , oligarquias cafeeiras e estado varguista, o objetivo era de controlar as insatisfações da população e conter qualquer possibilidade do comunismo avançar pelo país. Sendo que o ensino do serviço social só foi reconhecido em 1953 e a profissão só foi reculamentada em 1957 .A profissão manteve um controle da clase trabalhadora , com lutas contra a ditadura e pelo acesso a condições de vidas melhores da classe trabalhadora. Devido a alto numero de migrações , era inevitavel a aceleração da industrialização urbana com excesso de mão-de –obra .A carencia de emprego no campo e o crescimento da oferta de emprego na cidade caracteriza uma panorama grande de muitos migrantes. A economia brasileira nesse período 1930 , passava por uma grande transição agrária para a industrial, ocorrendo assim a construção de industrias , com uma demanda de mão-de-obra e investimentos de infra-estrura, como: suprimento de energia , aberturas de estradas entre outras. O êxodo rural consisti que viabilizou o atendimento da oferta da mão-de-obra , abundoso que visava atingir seus objetivos.
O serviço social surge com as próprias mazelas a ordem burguesa, com sequelas dos processos que tinha na construção do capitalismo principalmente pela