Historia
Com a indústria de charque no RS, a economia ficou bem consolidada. A região de pelotas é a q mais se destacou, assim se tornando o centro da produção charqueadora. O charque surgiu com a ideia de preservar a carne para ser comida mais tarde. O charque alimentava a todos, inclusive aos escravos q eram quem produziam ele.
Os 7 povos das missões tornaram se importantes entros econômicos, além da erva-mate e criação de gado, realizavam trabalhos de fiação, tecelagem, metalurgia, ofícios e trabalhos artísticos, com destaque na arquitetura e escultura. Usando de habilidade, num processo de adaptação da cultura indigina anterior ao aldeamento, os missionários nomearam seus caciques como chefes de setores de serviços administrativos. Com o florescimento dos 7povos e o desenvolvimento dos quadros administrativos, á organização de cada redução, os novos cargos, agora eletivos, foram substituindo as antigas lideranças.
Fim das missões com tratado de madri (1750): a companhia de jesus tornou-se pouco a pouco uma ameça. Zona economicamente rica e constituindo ameaça politica á segurança das monarquias ibéricas, a região dos 7povos foi colocada em pauta nas disposições do tratado de madri,assim os jesuítas acabaram sendo expulsos de Portugal, espanha e américa.
Integraçao econômica do sul com o restante do Brasil. A decadência do açúcar foi compensada pela descoberta das minas.