Historia
CAMPUS MAFRA/RIO NEGRINHO
DIREITO/ FASE- 3 TURMA-2
EVOLUÇÃO DA CRIMINOLOGIA
MAFRA
2012
EVOLUÇÃO DA CRIMINOLOGIA
|Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de|
|Criminologia, do Curso de Direito ministrado pela Universidade do Contestado|
|– UnC Mafra, sob orientação da professora Fernanda Cristina Koschinski |
MAFRA
2012
INTRODUÇÂO:
Este trabalho tem por objetivo ampliar nossos conhecimentos a respeito da criminologia analisando as idéias dos principais estudiosos das ciências criminais, a evolução do crime em suas fases, desde seu surgimento até os dias atuais.
CRIMINOLOGIA:
A palavra Criminologia surgiu do (latin) crimen + (grego) logos = estudo do crime, há um hibridismo. È um conjunto de conhecimentos sobre o delito como fenômeno social. Inclui em seu âmbito os processos de elaboração das leis, de infrações, de infrações das leis e de reação a infração também a extensão do fenômeno delitivo, se ocupa do delito e do delinqüente. Na evolução do crime podemos destacar 5 fases:
1° - Vingança Privada: “Olho por olho dente por dente”. Não havia proporcionalidade
2° - Vingança Divina: “A repressão ao crime é a satisfação dos Deuses”. Tudo o que faziam era por causa dos Deuses, e criavam esses Deuses como meio de reprimir o crime.
3° - Vingança Publica: “Crimes ao Estado podem ser punidos”. Crimes em responsabilidade do soberano, eram Reis Príncipes e Regentes que determinavam o que aconteceria, representando o Estado.
4° - Período Humanitário: “O homem deve conhecer o justiça”. (Iluminismo), surgimento da Escola Clássica, dividiu-se em dois períodos:
Filosófico ou teórico – Cesare Becaria → defendia