Historia
Neste trabalho iremos falar sobre a transição do Feudalismo, Sociedade Feudal, Estrutura politica, economia feudal, religião, As guerras na Idade media, educação , artes e cultura da idade media, entre outras.
O feudalismo iniciou com as invasões dos bárbaros sobre o Império Romano ocidental no século V. Vários fatores estruturais de origem romana e germânica envolveram na formação do feudalismo europeu ao longo do período da crise do Império romano no século III, à formação dos Reinos Bárbaros e a queda do Império Carolíngio no s. IX.
2- A transição do feudalismo
No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.
As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.
O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um “aluguel” pelo seu uso, além de trabalhar três dias por semana de graça para ele.
O servo devia gratidão ao senhor pelo trabalho e proteção, a essa relação de dependência e gratidão dá-se o nome de vassalagem. Nesse período não existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependência social entre senhor e servo.
No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo.
O sistema capitalista deixa explícita a função do dono dos meios de produção e do trabalhador que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros.
3-Sociedade Feudal
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção