Historia
TRABALHO DE PESQUISA
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL BIA RIBEIRO
MANAUS – AM
2012
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL BIA RIBEIRO
Prof.(a) BENNIA CARRESTO
BURACO NA CAMADA DE OZONIO
Trabalho apresentado pelo aluno Arthur Brito Lacerda 5º Ano do Ensino Fundamental com obtenção de nota para todas as disciplinas.
INTRODUÇÃO
Tema do nosso trabalho, “O Buraco do Ozono” e, alerta-nos para os riscos da poluição atmosférica causada pela atividade humana cujas consequências para o meio ambiente resultarão em grandes catástrofes por interferirem no equilíbrio dos ecossistemas.
O ar é fundamental para sobrevivência da Humanidade. No entanto, sem qualquer cuidado, o Homem tem poluído a atmosfera, alterando a sua composição, libertando para o meio ambiente substâncias prejudiciais aos seres vivos.
Entre a enorme diversidade de poluentes existem os clorofluorocarbonetos que são os responsáveis pela destruição da camada de ozono.
O nosso trabalho pretende explicar a relação entre estes poluentes e o aparecimento do buraco do ozono (que não é um verdadeiro buraco, mas uma rarefacção na camada de ozono que envolve a Terra), referindo igualmente algumas das graves consequências que essa relação poderá acarretar ao nosso planeta.
Atualmente, estamos perante um dos mais sérios desafios ambientais que a Humanidade enfrenta, daí que, é urgente que o Homem reflita e pare de agredir o ambiente, sobpena de condenar a sua sobrevivência neste planeta azul.
O QUE É A CAMADA DE OZONO E ONDE SE SITUA?
A camada de ozono faz parte da estratosfera, camada da atmosfera que tem início a cerca de 10 km do solo e estende-se até aos 50 km de altitude e, tal como o nome indica, na camada de ozono verifica-se uma densa concentração de ozono (O3). Esquema das camadas da atmosfera. O ozono é um gás benéfico quando se localiza na estratosfera, composto por três moléculas de oxigénio (O2). A sua temperatura varia de -52ºC até -3ºC com a altitude e este aumento da