Historia
1. De que forma a globalização impõe sua lógica de mercado sobre a educação?
A globalização ao estender sobre os países menos desenvolvidos os seus mecanismos de controle e imposição de culturas e ideias diferentes utiliza-se de diversos mecanismos visando impor a lógica de mercado capitalista neoliberal, através de medidas de avaliação da educação nos seus vários níveis e instituições, levando alunos e professores a seguirem uma linha de permanente competição e eficácia de resultados, com inerente processo de seletividade e segregação social e, também, a procura de afirmação resistente de um espaço público educativo levando a educação a um processo de discussão permanente visado uma redefinição de seus sentidos e de prescrições. 2. O que exprime a globalização hegemônica?
No plano da construção das politicas educativas concretas a globalização hegemônica tem expressão na generalização da politicas neoliberais, com a rápida expansão das orientações privatizadoras e da imposição de uma lógica de mercado que vai influenciar o processo educativo nos países periféricos e, ainda, sobre o processo de reinstitucionalização da infância contemporânea que coloca a escola, enquanto instituição responsável por preparar o indivíduo para a vida em sociedade, em uma situação de busca de novos sentidos, assim como, atua sobre a busca de novas definições para a infância. 3. Sobre os impactos causados nas sociedades, que certamente se afirma como alterações profundas desde as últimas décadas. Comente sobre essa afirmação.
Primeiramente, pode-se dizer que, esses impactos, nada mais são que fenômenos que, por sua vez, possuem suas complexidades, causando uma interligação entre dimensões da sociedade, fazendo com que haja mudanças no interior delas mesmas. Isso gera tensões que o próprio Estado tende a enfrentar, como produção para o seu desenvolvimento e, quem produz pouco se desenvolve mais lentamente, dentro da ótica do