Historia
No inicio não havia dinheiro (moedas). A economia baseava-se na troca de mercadorias, e essa prática era conhecida com Escambo. O gado, por exemplo, foi um dos mais utilizados nesta prática, por apresentar inúmeras vantagens. Com o tempo, as mercadorias tornaram-se inconvenientes para esta prática, pelo fato de às vezes serem facilmente perecíveis, não permitindo assim, o acumulo de riquezas. No século XII a.C surgem ás primeiras moedas que eram fabricadas por processos manuais. Atualmente sabe-se o valor que o dinheiro tem na vida da cada um, ou seja, deve se empenhar para consegui-lo. Por isso a necessidade de administra-lo racionalmente pensando em tornar reais os sonhos como exemplo, investir em uma carreira profissional.
Finanças
Finanças são a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. É um estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros, e do funcionamento dos sistemas financeiros, tanto dentro de uma nação quanto no mercado internacional.
No seu entendimento moderno, o conceito de finanças nasceu nos anos 1950, já o termo finanças pessoais é recente. Por falta de conhecimento ou entendimento, as pessoas acreditavam que é somente para empresas ou para especialistas em finanças.
A administração das finanças pessoais é um dos campos do conhecimento que mais tem crescido nos últimos tempos.
Então finanças pessoais são as relações que se tem com os recursos financeiros, traduzidos em dinheiro, bem como o uso que se faz deste. Com o objetivo de criar, acumular, investir e proteger as riquezas materiais necessárias à vida do homem.
Planejamento
O planejamento teve seu inicio no fim da 1º guerra mundial em 1929 quando a sociedade necessitava de reconstrução, foi ai que antiga união soviética passou a ser a primeira nação a aplicar o planejamento para reconstrução da cidade.
Após a 2º guerra mundial foi estendida sua pratica aso países do bloco comunista e iniciada em países de economia