Historia e teologia da reforma
“História e Teologia da Reforma”
Os precursores da reforma protestante tiveram uma contribuição relevante, pois apareceram no período medieval como vozes que requeriam por transformações. Assim notamos que os reformadores tiveram mestres, que os influenciaram a continuar o legado de transformações que a igreja necessitava.
Destaca-se como um destes Pedro Waldo (1140-1217). Era um comerciante na cidade de Lyon, que havia enriquecido através de usura, e logo após sua conversão vendeu os seus bens e entregou uma parte à sua família para que se mantivesse. A outra parte aplicou na tradução da Bíblia ao idioma Local, e o resto deu para os pobres.
Em seguida, inúmeras pessoas se identificaram com Pedro Valdo e tronaram-se seus seguidores, como os “Os Pobres de Lyon”. Eram Denominados aqueles homens e mulheres que foram enviados como pregadores ambulantes da Boa Nova.
Assim surge o movimento dos valdenses, que tem como fundamentos de devoção: a pobreza, a pregação na linguagem popular, a Bíblia. Os valdenses tiveram muitas contribuições como a tradução do NT para a língua comum do povo, rejeitaram as doutrinas católicas do sacerdócio e purgatório, e defenderam a volta às Escrituras como a única autoridade na religião.
Outro precursor da reforma foi João Wycliff (1330-1384). Wycliff nasceu em Yorkshire, Inglaterra. Tendo se doutorado em Oxford em 1372. Sua teologia questionava a posse de propriedade do clero, rejeitava as cerimonias sem base bíblica, condenou a doutrina da transubstanciação, negou a eficácia da missa, defendeu também que sacerdócio não é sacramento. Além de defender as Escrituras como única fonte de autoridade, e a proeminência da igreja invisível por sobre a igreja visível.
Uma das maiores contribuições de Wycliff foi à tradução da bíblia do latim para o inglês, que contou com a ajuda de seus discípulos que completaram a obra. Além de enviar seus discípulos de modo itinerantes que pregavam contra o monasticismo e desaconselhavam a