Renovaçao da igreja
Coleção Historia da Igreja V.3: A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma.
Martin Norberto Dreher (Montenegro, 1945) é um pastor luterano, professor e historiador brasileiro.
Cursou teologia na Faculdade de Teologia da IECLB, formando-se em 1970. Depois doutorou-se em história da igreja, pela Ludwig-Maximilians Universtät, em Munique, 1975. Foi professor de teologia e pastor em diversas paróquias da IECLB.
É professor de História da UNISINOS, tem diveras obras vinculadas à história da Reforma do século XVI, da igreja na América Latina, história da colonização e imigração na América Latina, principalmente germânica.
“A reforma não pode ser explicada a parir de um único acontecimento ou a partir da ação de uma única pessoa.”(14)
“A reforma deve ser vista como um período entre a Idade Media e a Idade Moderna.”(14)
“Para assegurar a independência da Igreja, o papado buscou enfraquecer o poder do Império. Em consequência, os papas chegaram ate a assumir o comando do mundo ocidental de então.”(14)
“Após o cisma (1378-1417,1449) e depois do Concilio de Basileia, os papas tiveram que buscar reconhecimento junto aos príncipes, imperadores e reis , concedendo ao Estado grandes poderes sobre a igreja.”(14)
“Na Idade Media, não raro a hierarquia eclesiástica e a nobreza souberam agir em conjunto, melhorando as condições de piedade e de vivência da fé.”(15)
“As intervenções de príncipes e cidades, que vão possibilitar a introdução da reforma luterana e da calvinista.”(15)
“Nas cidades, uma burguesia muito consciente do seu poder lutou contra os direitos do clero.”(15)
“O conceito que mais caracteriza a Modernidade e “Liberdade”.Tudo o que concebemos sob o termo “Reforma” é atraente para o ser humano dos séculos XV e XVI por causa do conceito liberdade.”(15)
“As origens da reforma e suas raízes mais restritas devem ser procuradas no papado renascentista, nos descalabros existentes no clero e nos