historia e regras do jiu-jitsu
O jiu-jitsu é um esporte de origens indiana e japonesa do século XVII. É considerado uma das artes marciais mais tradicionais, criada por monges budistas e aperfeiçoada e popularizada por samurais japoneses. No Brasil teve sua popularização graças a Carlos Gracie, que dominou a arte como ninguém. Até hoje a Família Gracie é condecorada e lembrada por sua incrível tradição que criou em volta do Jiu-Jitsu.
A arte marcial Jiu-Jitsu poder ser praticada por homens, bem como por mulheres. Inicialmente era uma forma de luta com a intenção de garantir a defesa pessoal de quem a praticava. Baseia-se no equilíbrio, nas articulações corporais e nas alavancas. Como modalidade esportiva, o objetivo principal de cada um dos lutadores consiste na derrubada de seu oponente, bem como na imobilização. Dessa forma, pode-se dizer que não são usados objetos para a prática desse esporte, e sim apenas o próprio corpo. É exigido apenas que os participantes estejam vestindo a roupa adequada. Trata-se de um kimono, de cor preta, azul ou branca, composto por um paletó e uma calça. As lutas são realizadas em um espaço quadrado denominado tatame, cujas medidas variam de 64 a 100 metros quadrados. O jiu-jitsu não é uma modalidade dos Jogos Olímpicos.
As faixas do jiu-jitsu
Os estilos mais tradicionais do ensino do jiu-jitsu adotam o chamado método menkyo para classificar as graduações dos lutadores. Tal método para dividir os aprendizes de acordo com seu desempenho se baseia na seguinte sequência de cores:
Branca
Cinza
Amarela
Laranja
Verde
Azul
Roxa
Marrom
Preta
Coral
Vermelha
Os movimentos do jiu-jitsu
Projeção ou queda: É qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.
Passagem de guarda: É quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.
Joelho na barriga: É quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre