Historia e organizaçao da educaçao física e desporto
Este vasto repertorio motor alem de garantir a sobrevivência do individuo e do grupo, através das habilidades de Caça, pesca, fuga de intempéries e proteção de grandes animais, Também era bastante útil na diversão, na ludicidade e na dança.
Oliveira (1983) analisa que o vigor físico foi essencialmente importante para que os povos antigos atingissem o próximo estágio na sua escala evolutiva, a sedentarização, como a agricultura e a domesticação de animais. Então se deu a luta por posses de terra e surgiu o objetivo de preparar os grupos com atividades físicas para resistirem aos possíveis novos ataques (guerreiros).
No período clássico grego a atividade física tem como finalidade de desenvolver a perfeição física e os valores morais e espiritual, que formam o individuo forte, saudável, belo e virtuoso. Platão, filosofo genial, afirmava que a ginástica unia aos cuidados do corpo o aperfeiçoamento do pensamento elevado,honesto e justo.
Em Roma formou-se os gladiadores resistentes para combates nas arenas e circos romanos, guerreiro conquistador, onde havia combates cruéis e sanguinários.
Na idade média desenvolveu-se a habilidade física especifica, onde se buscou a formação do individuo hábil, valoroso e cortês.
No período da renascença proporcionou o bem estar físico e psicológico do individuo, com o objetivo de buscar o seu desenvolvimento integral.
A partir da sua sistematização,no século XVIII foram desenvolvidas as qualidades físicas e aperfeiçoamento dos valores Moraes do individuo, proporcionando um corpo saudável e o bem estar geral.
Já