Historia e Museu para a Escola Jo o Senna
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS – FAFICH
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAE
TRABALHO FINAL – ESCOLA E MUSEU
PROFESSOR BERNARDO JEFFERSON
JOÃO VÍTOR DE OLIVEIRA SENNA
(112011030344)
HISTÓRIA E MUSEU PARA A ESCOLA!
BELO HORIZONTE
JULHO DE 2013
Resumo: Este trabalho almeja criticar e discutir o impacto das relações entre instituições escolares, governamentais e culturais na formação de um cidadão, tendo o - saber histórico - como conector lógico da relação e os museus como objetos culturais auxiliares na estruturação social do indivíduo.
Abstract: This paper aims to criticize and discuss the impact of the relationship between educational, governmental and cultural institutions on the social formation of a citizen, taking the "historical knowledge" as logical connector and the museums as cultural assistant objects in the structuring of the social individual.
Escola e museu. É por intermédio destas duas palavras chave que pretendo elucidar neste trabalho uma exposição capaz de envolver tudo o que o curso regular da matéria - Museu e Escola - me proporcionou refletir. Tentarei expor concepções acerca de cada palavra separadamente, para unificá-las em uma lógica construída sob a tutela do “saber histórico1”. A começar pelas escolas. Enquanto espaços físicos, as escolas não representariam nada além de construções. Contudo, como acredito ser de comum opinião, ao se pensar na palavra escola, o que vem à mente não são os prédios, mas sim todo o organismo funcional escolar. Este organismo funcional abriga desde pais e alunos a diretores, funcionários e vizinhos da escola. Todo este mecanismo social que envolve essa instituição está, ou esteve, inserido na vida estudantil de um grande número de indivíduos e, portanto, é mecanismo responsável por sustentar grande parte das noções e convicções inseridas em determinado meio social. Aqueles que frequentam as escolas e que estão nessa fase primária da