HISTORIA E FUNDAMENTOS DO ARTIGO 5º
DOUGLAS ALMEIDA ARAUJO
HISTORIA E FUNDAMENTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
MOGI DAS CRUZES, SP
2014
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
DOUGLAS ALMEIDA ARAUJO
RGM.11131502883
HISTORIA E FUNDAMENTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Pesquisa interdisciplinar apresentada ao Curso de Direito da UMC no 3º semestre de 2014 para fins de avaliação parcial
Professores Orientadores:
Direito Constitucional II
Doutorº e Professorº Edison Yague Salgado
MOGI DAS CRUZES, SP
2014
RESUMO
Atribui-se significado para a palavra constituição dando real valor e importância como a principal ferramenta para fundamentalmente organizar um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras pelo Estado.
Após este significado relevante surge um tripé de divergências, quais campos a constituição deve preferênciar com sua primazia , o sociológico, o político ou o puramente jurídico ?
1. Generalidades
Iniciamos aqui o estudo dos direitos fundamentais do homem, expressão que, na atual Constituição, abrange direitos individuais, políticos, sociais. Teremos que considerar, também, os direitos econômicos e da terminologia respeitante aos direitos do homem.
2. Antecedentes das declarações de direitos
O reconhecimento dos direitos fundamentais do homem, em enunciados explícitos nas declarações de direitos, é coisa recente, e está longe de se esgotarem suas possibilidades, já que cada passo na etapa da evolução da humanidade importa na conquista de novos direitos. Mais que conquista, o reconhecimento desses direitos caracteriza-se como reconquista de algo que, em termos primitivos, se perdeu, quando a sociedade se dividira entre proprietários e não proprietários.
Efetivamente, na sociedade primitiva, gentílica, os bens pertenciam, em conjunto,