Historia e evolução da administração
A evolução no conhecimento sobre a administração foi acontecendo de forma bem lenta até ao século XIX. Já no inicio do século XX o nível de conhecimento nessa área aumentou significativamente, resultado da influência dos inúmeros autores e de organizações. A Administração teve influencia de vários filósofos, como Sócrates e Aristóteles, como também dos físicos, Newton e Descartes. Também tiveram uma grande importância no desenvolvimento e na evolução da administração a organização eclesiástica, a militar e os economistas clássicos liberais. No entanto, a grande mudança ocorreu com a Revolução Industrial, que provocou várias mudanças a nível econômico, social, político, industrial e tecnológico.
Nessa fase ocorreu a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e a transferência do centro de negócios da agricultura para a indústria. Essas mudanças trouxeram novas exigências em termos de eficiência e eficácia para as organizações e ajudou grandemente no desenvolvimento e evolução da administração.
Frederick W. Taylor em 1903 escreveu o primeiro livro falando sobre a administração, sua obra foi considerada como sendo o “pai da administração cientifica”. Com isso, surgiram vários outros autores que começaram a usar os seus métodos e a criar outras teorias e estudos sobre a administração, a fim de aumentar a eficiência na industria.
O desenvolvimento da teoria da administrativa ao longo do século XX se formou através de três etapas: a era industrial clássica, neoclássica e a era da informação.
A era industrial clássica teve o seu inicio no final do século XIX, estendendo até 1950. Foi uma conseqüência direta da Revolução Industrial, onde o capital financeiro se tornou a principal fonte de riqueza, foi caracterizada pela mecanização da produção, já que grande parte do trabalho exercido pelos funcionários foi substituída por máquinas. A era industrial neoclássica ocorreu no período de 1950 a 1990 onde provocou a mudança