a Evolução da historia na administração
Para entender o processo de gestão é importante que você conheça a evolução da historia da administração, pois foi com a origem desses acontecimentos que podemos compreender o processo de gestão.
A historia da administração iniciou-se num tempo muito remoto, mas principalmente nos anos 5.0 a.C. na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem administração pública sistemática e organizada.
Em seguida BA China de 500 a. C., a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração: 1 – O Alimento; 2- O Mercado; 3- Os Ritos; 4- O Ministério do Emprego; 5- O Ministério da Educação; 6- A Administração da Justiça; 7- A Recepção dos Hóspedes; 8 O Exército.
Apontam-se ainda, outras raízes históricas. As instituições romanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados *((Prelado é a autoridade eclesiástica que, na Igreja Católica, tem o encargo de governar ou dirigir uma Prelatura ou Prelazia. É o ordinário da Prelatura,designam-se, além do Romano Pontífice, os Bispos diocesanos e os outros).
Católicos, já na Idade Médica, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Autria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas.
Na evolução histórica da administação, duas instituições se destacarm: A Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A IGREJA
A Igreja pode ser considerada uma organizção Ocidental. Atraves dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos,