historia e conceitos
Autor: Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov
Resumo – Capítulo 2 – ADMINISTRAÇÃO: HISTÓRIA E CONCEITOS
A Administração de empresas começou a ser analisada por dois engenheiros estudando o fundamento da Teoria Geral da Administração, sendo assim, surge a Escola Clássica da Administração.
Os responsáveis pelo fundamento foram Taylor e Fayol, onde Taylor era focado na administração cientifica e Fayol liderava a Teoria Clássica da Administração.
A Teoria Clássica da Administração tem duas áreas distintas, sendo elas: a administrativa de Fayol com ênfase na estrutura da organização e a operacional de Taylor focado nas tarefas e na produtividade.
Na escola Cientifica era analisado: a observação, experiência, registro e analise nos problemas rotineiros da empresa, isso servia para a melhoria na eficiência industrial, produzir mais e ter custos mais baixos.
Já na teoria Clássica dava à ênfase a estrutura organizacional, onde poderia ter maior produtividade e melhor eficiência do trabalhador e da empresa.
Taylor era dedicado e empenhado na compreensão do trabalho e na melhoria do trabalhador, ele deu o nome de Estudos de tempos e Movimentos, ele acreditava que os trabalhadores teria a eficiência se eles recebessem por peça produzidas, dando incentivo a trabalhar mais para ganhar.
Fayol já por acreditar na estrutura organizacional definiu as funções da administração, que são: Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar e Controlar.
A Teoria Clássica da Administração supriu as necessidades do mundo industrial em crescimento, pois a produção industrial do funcionário foi melhorada e as organizações obtiveram recursos com o aumento do lucro e do crescimento.
Já Elton Mayo fundou os Movimentos das Relações Humanas, ele defendia que a produtividade dos funcionários estava relacionada as questões psicológicas e sócias.
O Conceito de abordagem contingencial diz que não há uma abordagem universal