Historia - A civilicaçao
A palavra civilização é utilizada com diferentes significados. Na linguagem comum, dizemos que alguém é civilizado quando é "bem educado”, tem “boas maneiras”. Quando nos referimos aos povos, o sentido é diferente.
O termo civilização começou a ser utilizado na França, em meados do século XVII, com um sentido evolucionista de progresso. Segundo esse conceito, a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social. Assim, alguns cientistas montaram classificações evolutivas em que procuraram enquadrar todas as sociedades, desde o Paleolítico até os dias atuais. Nessas classificações, civilização corresponderia às “altas culturas”, que seriam superiores às culturas consideradas “primitivas”, “selvagens” ou “bárbaras”.
Grande parte dos historiadores, antropólogos e demais estudiosos da atualidade rejeitam essas noções de superioridade ou inferioridade cultural entre os povos. As sociedades humanas são diferentes, mas não podem ser HIERARQUIZADAS numa classificação linear.
No entanto, o termo civilização continua sendo bastante utilizado nos estudos históricos, apenas para referir-se a uma forma própria de organização social. Nesse sentido, nas palavras do historiador Jaime Pinsky, civilização não é elogio, e pré-civilizado não pode ser tomado como ofensa.”
- Jaime Pinsky – As primeiras Civilizações. São Paulo. Editora Atual, 1994. Pag. 46.
“Não vou tentar definir o que é a civilização; antes direi o que a palavra me traz à mente. Para mim, civilização significa urbanização; o fato de haver cidades. Significa uma organização política formal, ou seja, que existam reis ou corpos de governo que o povo tenha estabelecido. Significa a existência de leis formais, regras de conduta que o governo (se não o povo) considere necessárias. Provavelmente também significa que, depois de as coisas terem se estabelecido completamente, há projetos formalizados – estradas, portos, canais de irrigação, etc – além de algum tipo