Historia territorial boliviana
Estudos pouco conclusivos indicam que o território da atual Bolívia vem sendo utilizado para agricultura desde 3.000 a.c, em 1438 o altiplano boliviano passou a fazer parte do Império Inca. Em 1534 os espanhóis colonizadores tomaram posse definitiva de todo o Império Inca, a atual Bolívia foi chamada então de “Alto Peru” e fazia parte do Vice-reino do Peru , em 1558, por motivos administrativos, o território passou para a jurisdição de Charcas, que incluía também territórios pertencentes ao atual Paraguai.
A independência do Peru e da América foi reconhecida em 1824, surgiu então uma grande instabilidade territorial, a Bolívia podia seguir como estado independente, anexar-se às Províncias Unidas do Alto Peru, ou continuar a unidade com Buenos Aires, que tinha lhe garantido a independência. Optou por ser um estado independente mantendo ainda uma forte relação diplomática com o Peru.
Em 1866 foi assinado um tratado entre Chile e Bolívia que fixava as fronteiras no paralelo 24°. Mas em 1879 a Bolívia declarou guerra ao Chile, pois este se negava a pagar de maneira satisfatória os impostos referentes à exploração da costa boliviana, mesmo contando com auxilio do Peru a Bolívia, em 20 de outubro de 1884, a Bolívia se viu obrigada a assinar uma trégua, cedendo ao Chile o controle de toda a costa litorânea. Em 1904 foi assinado um tratado que tornou a concessão permanente, o Chile se comprometeu a construir linhas férreas para escoar a produção boliviana por seus portos.
TERRITORIO BOLIVIANO ATÉ 1884
TERRITORIO BOLIVIANO APÓS A GUERRA DO PACIFICO
Durante o ciclo da borracha, o Brasil iniciou a ocupação do território do Acre, pertencente à Bolívia oficialmente desde 1867 de acordo com o Tratado de Ayacucho, em 17 de novembro de 1903 foi assinado o Tratado de Petrópolis, que concedia ao Brasil a posse definitiva do Acre em troca de parte do território do Mato Grosso, compensação em dinheiro e estradas de ferro ligando parte da