historia sputnik
O Sputnik foi o primeiro satélite artificial posto em órbita. O lançamento aconteceu em 4 de outubro de 1957, da unidade de teste de foguetes conhecido como Cosmódromo de Baikonur, na antiga União Soviética (atual Cazaquistão).
Esse satélite foi o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra.
Era uma esfera de 58,5 centímetros de circunferência — o mesmo que uma bola de basquete — e pesava 83,6 quilos. Tinha quatro antenas: duas mediam 2,4 metros e as outras duas, 2,9 metros.
Sua função era enviar para a Terra um sinal de rádio, que podia ser sintonizado por qualquer radioamador.
O lançamento de Sputnik, em plena Guerra Fria, causou pânico nos Estados Unidos.
Funcionou durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor esgotaram sua energia.
O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair.
Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o programa Sputnik I ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de órbita do satélite.
Seu foguete, chamado Foguete Sputnik, de dois estágios, tinha 19 metros de altura e pesava 137 toneladas. Ele foi projetado a partir de uma modificação do foguete R-7 Semyorka, de dois estágios.
O principal cientista russo envolvido no projeto do Sputnik foi Serguei Pavlovitch Korolev,
Estávamos em plena Guerra Fria, durante a qual soviéticos e americanos competiam por um lugar privilegiado na cena internacional, sendo um dos meios utilizados para atingir o seu objetivo a exploração do espaço exterior. A façanha colocava os russos em vantagem em relação aos EUA na tecnologia aeroespacial, intensificando os investimentos em pesquisa na área.
A Sputnik tornou-se uma lenda e um marco da exploração espacial.
A Sputnik provou duas coisas importantes. Em primeiro lugar que era possível colocar em órbita um artefato humano, e em segundo lugar, e mais importante, que era possível colocar seres vivos no espaço, inclusive humanos.
Outro avanço importante que foi