Historia sec XX
O século 20 começa com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com a exportação de café, borracha, algodão e cacau. Os Estados Unidos substitui a Inglaterra como a maior potência econômica do Planeta.
Ascensão e queda da borracha
O látex no inicio de sua produção ficava quebradiço no inverno e pastoso no verão. Charles Goodyear patenteou um processo que dava mais resistência ao produto, deixando-o imune as variações de temperatura. A partir disso, as exportações do látex da região amazônica aumentaram significativamente.
A produção teve seu grande salto a partir de 1886, com a invenção do automóvel e a necessidade de borracha na fabricação de pneus. A produção no Brasil respondia a 90% de todas a produção mundial. Chegando assim a representar 40% das exportações Brasileiras.
No período de 1895 e 1915 a exportação chegou a 240 milhões de libras esterlinas. Nesse período a Amazônia passou por m surto de riqueza que possibilitou o surgimento de uma elite formada sobretudo por seringalistas.
Manaus e Belém se tornaram cidades modernas nesse período com a construção de largas avenidas, praças, mercados e edifícios imponentes, como o palácio do governo e o teatro amazonas, ambos em Manaus.
Os ingleses transplantaram mudas de seringueiras para o Ceilão e Cingapura, onde a planta passou a ser cultivada de forma racional em grandes propriedades, enquanto no Brasil, ao contrario, ela permanecia crescendo espontaneamente no meio da floresta.Com isso, em pouco tempo os asiáticos passaram a liderar a produção mundial desbancando os brasileiros.
O café alimenta o crescimento da indústria
As primeiras fábricas instaladas no Brasil eram pequenas, com maiores concentrações no sudeste .A produção de café enriqueceram alguns fazendeiros Paulistas que passaram a utilizar parte de seus lucros em outras atividades, como comércio e industrias.
Com o crescimento industrial, cresceu a procura