Historia Respondida
1ºano
2º Trimestre / 2014
HISTÓRIA DO BRASIL
1. (Vunesp-2003)
O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao equador que iam do litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues (…) [a] um grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a Coroa.
(B. Fausto, História do Brasil.)
No texto, o historiador refere-se às
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
câmaras setoriais. sesmarias. colônias de povoamento. capitanias hereditárias. controladorias. 2. (UEL-1996) A política econômica do mercantilismo explica, no Brasil Colônia, a:
( A ) decadência da economia de subsistência no
Nordeste.
( B ) introdução do trabalho assalariado na agricultura. ( C ) prática econômica da substituição de importações. ( D ) implementação da indústria têxtil no Sudeste.
( E ) implantação da empresa agrícola açucareira.
3. (UFSCar-2001) Sobre a economia e a sociedade do
Brasil no período colonial, é correto relacionar
( A ) economia diversificada de subsistência, grande propriedade agrícola e mão-de-obra livre.
( B ) produção para o mercado interno, policultura e exploração da mão-de-obra indígena no litoral.
( C ) capitalismo industrial, exportação de matériasprimas e exploração do trabalho escravo temporário. ( D ) produção de manufaturados, pequenas unidades agrícolas e exploração do trabalho servil. ( E ) capitalismo comercial, latifúndio monocultor exportador e exploração da mão-de-obra escrava. 4. (UNICAMP-2003) Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o início do século XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de
1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o quilombo de Palmares?
b) Além de realizar ataques a quilombos, que outros interesses tinham os paulistas em