Lab de máquinas trifásicas
Professor: Marcio Zamboti
Nomes:
Alex Lourenço Letícia Barros Luiz Fellipe
Markson Coelho
Tanise Cursino
Data : 27/04/2015
Niterói, 2015
Objetivo:
O objetivo dessa experiência consiste em verificar a corrente de partida de um motor de indução trifásico com rotor bobinado, utilizando diversas técnicas de partida.
Equipamentos utilizados:
Motor bobinado;
Autotransformador;
Chave estrela-triângulo;
Multímetro;
Amperímetro alicate;
Fios conectores.
Execução:
Na experiência, foi utilizado o motor EA4-80B314, com as tensões de 220/380/440/760 V para as correntes de 1,6/0,9/0,8/0,5 A (respectivamente), potência de 0,3 kW, 1700 rpm de velocidade e 2,2 A de corrente nominal.
Primeiramente foi feita a análise de continuidade nos conjuntos de cabos da chave estrela-triângulo utilizando o multímetro. Verificada tal continuidade, utilizamos o amperímetro para ajustar a tensão de entrada do circuito em 220 V e demos início à montagem dos experimentos.
Foram utilizados quatro métodos de partida diferentes com o motor: Partida direta em triângulo
Foram conectadas as fases no motor e os terminais do rotor foram curto-circuitados. Com o variac em 100%, que corresponde a 100% da tensão, ligamos o motor a vazio e medimos sua corrente de partida (mostrada na tabela 2). Após esperarmos um tempo, o motor entra em regime permanente e medimos novamente sua corrente em cada fase (3,7/2,88/3,81 A), cuja média está explícita na tabela 2.
Partida direta em estrela
Com o mesmo circuito montado no primeiro método de partida, ajustamos o variac para uma tensão menor (60% da inicial, ou seja, 132 V). Então fizemos o mesmo procedimento do experimento anterior para a medição das correntes de partida e regime permanente (mostradas na tabela 2).
Partida estrela-triângulo
Para esta partida, o rotor continuou curto-circuitado e foi usada a chave estrela-triângulo que é capaz de comutar essas ligações. Os terminais