historia nestle
Heinrich Nestle nasceu no dia 10 de agosto de 1814 em Frankfurt, na Alemanha. Criou raízes em Vevey, na Suíça, adotou a grafia francesa de seu nome HENRI NESTLÉ.
Preocupado com os elevados índices de mortalidade infantil, começou a estudar, em 1843, um produto que se revelasse eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida, baseado, segundo dizia, no “bom leite de vaca”. E em 1866 ele apresentou o invento que o tornou famoso. James Charles Louis Schnetzler, filho de um amigo , com poucos meses de vida encontrava-se em precárias condições de saúde por não poder se alimentar com o leite materno. Sem perspectiva de sobrevivência, eles decidiram administrar um novo composto alimentar formulado a partir de leite de vaca e farináceos, como experiência e na tentativa de salvar a vida do bebê. Os resultados foram surpreendentes e o pequeno James foi salvo. A esse produto milagroso ele deu o nome de farinha láctea, a famosa Farine Lactée Henri Nestlé, e deu início a sua produção industrial. Estava assim criado um produto que revolucionou a alimentação humana e o embrião da primeira empresa alimentar do mundo: a Societé Farine Lactée Henri Nestlé. O notável êxito comercial do novo produto permitiu ao seu criador consolidar sua situação econômica. Com uma sólida posição econômica e social, decidiu vender sua empresa em 1874 por aproximadamente um milhão de francos, comprada por uma sociedade formada por Perre-Samuel Roussy, Jules Monnerat e Gustave Marquis e outros sócios menores, empregados de confiança e familiares.
Com a primeira Guerra Mundial, a demanda por alimentos aumentou muito, principalmente na forma de contratos com governos, e ao final do conflito, a produção da NESTLÉ havia mais que dobrado. Em 1929 deu-se a fusão da empresa com a Peter, Cailler, Kohler, Chocolat Suisse S.A., criando uma das maiores empresas de chocolate do